O Rio de Água Viva é Deus em você!

Tema: O Rio de Água Viva é Deus em você!

Leitura do texto: Ezequiel 47.1-12

Ilustração: Recentemente assisti a um documentário sobre o avivamento que está acontecendo nas Ilhas Fiji e a forma como o povo daquelas ilhas se uniu para orar e buscar ao Senhor. A terra era improdutiva, os rios tóxicos e os animais eram raríssimos, mal dava para a subsistência dos moradores. Havia muita feitiçaria, pecados ocultos, e falta de unidade entre as igrejas. Após intensas reuniões de arrependimento e busca sincera ao Senhor, a visitação de Deus veio tão forte naquele lugar que não somente as pessoas foram atingidas pelo Evangelho de Jesus, mas a terra e os rios foram curados também.
Está tudo documentado com o testemunho em vídeo dos habitantes daquela região. Deus fez um milagre na natureza, os rios que eram sujos e fedorentos foram limpos milagrosamente e suas águas voltaram a ser boa para o consumo, a terra passou a produzir frutos muito maiores do que o normal. Até o mar da região começou a receber de volta os corais, recifes e peixes que haviam desaparecido a décadas.
Esta é a prova de que, ainda nos nossos dias, o Deus de toda a criação pode se revelar e curar quando convidado com coração limpo para atuar.

(Clique aqui se quiser assistir ao documentário também)

Explicação do texto: Parte do povo de Deus estava cativo na Babilônia quando Ezequiel é levantado dentro do cativeiro como profeta. Aquele foi um dos períodos mais difíceis para o povo judeu e talvez por isso ele tenha recebido este nome, Ezequiel, que significa “O Senhor fortalece”.
A grande tarefa de Deus para Ezequiel era denunciar os pecados do seu povo e dizer que por causa deste pecado o povo estava em cativeiro e a glória do Senhor os havia deixado. Nos dias de Ezequiel era atribuído aos deuses as vitórias das guerras, e o povo de Israel estava confuso tentando entender porque o seu Deus havia perdido para os deuses dos persas, e o povo havia sido escravizado, mas a palavra de Deus para os israelitas era que eles haviam perdido não porque o Senhor não tinha poder, mas por causa do pecado deles, toda a nação estava sendo julgada.

Ezequiel profetiza ao povo dizendo que ainda há esperança! Se eles se arrependessem dos seus pecados e obedecessem ao Senhor haveria vida, e a presença de Deus voltaria para o meio do povo.

O livro de Ezequiel tem uma intenção clara: declarar que o Senhor está no controle da história, que Ele é o Deus todo-poderoso, não importa o que aconteça, seus planos sempre prevalecerão.
Quando Ezequiel tem a visão da restauração do templo a esperança volta. O rio que sai de dentro do templo produz vida por onde vai passando, é um rio de água viva. Até mesmo o mar morto, na visão do profeta, é restaurado por este rio que sai de dentro do templo. A água doce que sai do templo vence a água salgada e sem vida.

O mar morto é um mar que não tem vida porque o nível de sal das suas águas é muito alto e nenhum peixe sobrevive nele. Mesmo ali onde não há possibilidade de vida, o rio de Deus trará cura. A criação de Deus é restaurada por estas águas que saem do templo e mesmo no meio do deserto a vida volta a dar frutos.

Tópico 1 – A primeira lição que eu aprendo aqui é que as águas que saem de dentro do templo são águas que saram.

Templo é lugar de adoração, de encontro com o Senhor. Este é o segredo destas águas, não são águas comuns, são águas espirituais, geradas em Deus e no encontro com Ele. Elas se multiplicam sozinhas e se tornam mais caudalosas que o principal rio de Israel, o rio Jordão. Estas águas são cura não para uma pessoa apenas, mas para sua casa, sua família, para as pessoas que estão à sua volta. Quem tem sede de vida ou está morta pela doença de existir pode ser restaurada pelo rio de Deus que flui de dentro do templo restaurado.

Tópico 2 – A boa notícia é que hoje você é o templo de Deus.

Há uma palavra do próprio Senhor em relação aqueles que crêem ou poderão vir a crer nele. Ele diz: “Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva” João 7.38-39

“Você é o templo do Espírito Santo.” Afirmou ainda o apóstolo Paulo.

Você é o canal de Deus para a cura desta geração. Você é o lugar de onde fluem as águas de Deus que saram. Você é o templo que Deus restaurou, você é a morada do Senhor. Não para a glória do seu próprio nome, mas porque em nós é glorificado o nome do Senhor.

Porque nós não desejamos a nossa própria vontade, mas porque a vontade daquele que nos aperfeiçoou em Cristo Jesus e nos deu Vida Eterna no seu nome prevalece na nossa vida.
Quem vive em obediência a Deus é usado como cura, restauração e salvação por onde quer que ande. Espontaneamente a Graça do Senhor flui através da sua vida para alcançar toda sorte de gente à sua volta.

Tópico 3 – Existem três tipos de pessoas que não são curadas.

3.1 – primeiro: Quando há um propósito específico de Deus em usar uma doença, um mal ou uma situação de dor para tratar uma pessoa ou um grupo de pessoas.
O apóstolo Paulo sofria de um mal que ele chamava de espinho na carne. Não há um consenso entre os estudiosos da Bíblia, mas alguns dizem que poderia ser uma doença nos olhos. Por três vezes o apóstolo orou ao Senhor pedindo a cura daquele mal, mas o Senhor não o curou e disse: “a minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2 Coríntios 12.7-9

3.2 – segundo: Quando há pecado oculto ou sem tratamento.
A falta de perdão, por exemplo, é uma grande brecha para a entrada de doenças. Pessoas que não perdoam não são perdoadas nem curadas por Deus. Mateus 6.15
O envolvimento com demônios e pecados persistentes também abrem uma brecha espiritual de doenças emocionais e físicas. 1 Coríntios 11.29-30

3.3 – terceiro: Quando a pessoa não sabe ou não crê que pode ser curada.
A incredulidade é um grande impedimento para o agir de Deus, não porque Deus não tenha poder para curar um incrédulo, eu até creio que muita gente é curada pela misericórdia de Deus mesmo sem saber que foi Ele, mas a fé move o coração de Deus.
A fé é o meio pelo qual Deus age em nós com mais liberdade. Quando não cremos, não estamos limitando o poder de Deus, mas estamos fechando a nossa vida para o atuar do Senhor em nós.
A falta de fé não diminui o poder de Deus, mas nos impede de alcançar suas bênçãos para nossas vidas. Mateus 13.58

Tópico 4 – Quando o Senhor está presente, com ou sem campanha os milagres acontecem. Às vezes até sem um “representante oficial de Deus”.

Não há nenhum relato no Novo Testamento que fale do Senhor ou dos apóstolos fazendo campanhas com a igreja para alcançarem bênçãos. O único propósito que libera a cura ou a libertação é quando nos submetemos em obediência à vontade de Deus. Uma vida de santificação, jejum e oração é a única “campanha”, se é que podemos chamar assim, que podemos fazer para sermos “vitoriosos”.

Quando o Senhor diz: “seja curado” ou “seja liberto” independe se estamos fazendo uma campanha de 7 ou 21 dias. O querer é Dele e não nosso. O poder e autoridade vem Dele e não da quantidade de dias que determinamos para sermos abençoados. Se Ele quiser, você será curado imediatamente, de qualquer mal. Se Ele não quiser ou se não for o tempo Dele para curar você, você pode subir 7 vezes, de joelho, carregando um balde de água benta, a escadaria da igreja da Penha que a cura não virá.

O querer e o mover é somente Dele, por meio Dele e para Ele, nós não podemos determinar a ação de Deus. A única coisa que podemos fazer é orar. A resposta vem somente Dele. Mas quando o Senhor determina não há principado ou potestade que impeçam o Seu mover. Não existe demônio ou poder do inferno que consiga impedir o Senhor de curar ou libertar.

Conclusão: Deus não rejeita um coração quebrantado. (Salmo 51.17) Qualquer lugar é lugar de milagres quando nos reunimos ou por onde quer que andemos em nome do Senhor. Qualquer tempo é tempo de cura e libertação quando nos submetemos em obediência ao Senhor e rejeitamos a operação do pecado que há em nós. Não somente você ou eu seremos abençoados, mas todos à nossa volta.
Permita que o Senhor flua através de você como um Rio de Água Viva! Quanto mais você se esvaziar da sua própria vontade, mais Águas de Deus fluirão de você para todos a sua volta.

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.