Filhos gerados para Deus, filhos abençoadores

Tema: Filhos gerados para Deus, filhos abençoadores.

 

Texto base: I Samuel 1.1-20, 2.21 (Link para a Bíblia On-line)

 

Ilustração: Temos muitos exemplos de mães que oram por seus filhos e algumas chegam a devotar longos e persistentes anos de suas vidas até verem seus pedidos atendidos diante de Deus. Santo Agostinho nasceu no século IV da era cristã e é o exemplo claro de como Deus usa uma resposta à oração de uma mãe em favor de muitas outras pessoas. Ele é considerado atualmente um dos pais da Igreja, seus escritos teológicos são tidos como alguns dos documentos mais importantes tanto para a filosofia como para a história da Igreja. Mas, o que ele se tornou foi fruto de muita fé e paciência de Mônica, sua mãe. Dizem os historiadores, que ele era pagão convicto e que sua mãe, cristã, orou incessantemente durante 25 anos até a conversão do filho.

Que resposta maravilhosa Deus deu a esta mãe. Perceba como a bênção dada à mãe de Santo Agostinho, ainda no século IV, foi compartilhada com inúmeras gerações de cristãos espalhados pelo mundo todo até hoje.

 

Explicação do texto: No hebraico, Ana quer dizer Graça. A vida de Ana, embora seja mencionada apenas nos primeiros capítulos do primeiro livro de Samuel, é um verdadeiro exemplo de devoção e sacrifício que permeia toda a Bíblia, o cântico de Ana serviu de inspiração até mesmo para a própria Maria, mãe de Jesus, Ana nos ensina o que significa o verdadeiro e fiel compromisso com Deus.

 

Tópico 1- A revelação supera a depressão!

Quando temos a palavra e a promessa de Deus, a vida ganha uma nova dinâmica no ato de crer. Veja como Deus transforma uma maldição em uma grande bênção!

Uma mulher judia que não tivesse filhos era considerada, naquela época, amaldiçoada. Os antigos acreditavam que tal mulher fosse marcada ou punida por Deus por causa de algum pecado. Era uma terrível humilhação para Ana ver Penina, a outra mulher de seu marido, dando filhos a Elcana e ela não.

Em dado momento a tristeza de Ana era tão grande que o próprio Elcana se comoveu percebendo a angústia de seu coração.

Mas Ana foi orar ao Senhor. A revelação da Palavra de Deus transforma o medo, a insegurança e a frustração em certeza e fé. Depois que Ana recebeu a promessa de Deus, através da palavra do sacerdote, ela se levantou e comeu, e o seu semblante já não era triste. (vers. 18)

 

Tópico 2- A fidelidade é irmã da honra e mãe da multiplicação.

Ana é o perfeito exemplo de alguém que reconhece a bênção não como dela somente, mas de Deus e também como algo que deve ser compartilhado, pois este era seu pacto, devolver a Deus seu único filho como sinal de reconhecimento da fidelidade do Senhor em cumprir sua palavra.

Não foi uma decisão simples, este voto representava a renúncia de criar o filho recebido de Deus junto consigo em casa. A partir dos três anos de idade Samuel foi entregue ao sacerdote e se tornaria um Nazireu, totalmente devotado ao serviço de Deus.

O Senhor abençoou Ana com mais 5 filhos depois que Samuel nasceu, aquela que era estéril agora é mãe de muitos filhos. Este é o fruto dos que são fiéis ao Senhor. O filho que Ana pensava que seria filho único agora é um dos mais importantes profetas de sua nação.

“(…) porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” (1 Samuel 2.30)

 

Tópico 3- A bênção de Deus jamais alcança somente a você, mas muitos outros além de você.

Desde pequeno, todos os anos, a mãe de Samuel fazia vestes sacerdotais para ele e Deus o confirmou como profeta. O texto diz que a palavra de Deus era rara naquele tempo, mas Deus falava com o pequeno Samuel. Ele foi um dos maiores profetas de Israel e também o profeta que Deus usou para ungir Davi, o maior Rei da história de Israel.

Quando o Senhor nos abençoa, nunca seremos abençoados sozinhos. Todo o propósito de Deus em nos dar algo é sempre com a intenção de alcançar e abençoar outras pessoas além de nós mesmos.

A bênção dada a Ana abençoou toda uma nação com a revelação da palavra de Deus.

 

Conclusão: Nós precisamos ser uma igreja que gera filhos não para nós mesmos, não para aumentar o número do nosso “rol de membros”, mas para Deus, precisamos gerar filhos profetas! Não digo o profeta adivinho, como muitos entendem hoje de forma equivocada, mas profeta no perfeito sentido bíblico. Aquele que denuncia as injustiças e proclama a palavra da justiça de Deus, aquele que traz o consolo do Espírito Santo e a exortação no proceder cristão.

Precisamos orar a Deus para que de nós sejam gerados filhos que sejam homens e mulheres com compromisso e que tenham uma palavra de Deus para esta nação. Os filhos gerados na Igreja não são nossos, mas do Senhor.

Temos que entender que o novo convertido, este filho gerado hoje, será um missionário, mestre, pastor, evangelista e profeta amanhã. Ele nunca será um simples número na estatística da igreja, mas será sempre alguém que devolveremos para Deus usá-lo da maneira como lhe agradar, mesmo que para isso precisemos enviá-lo para fora de nosso convívio um dia para que ele atenda ao chamado da voz de Deus.

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.