O estrogonofe da fé

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (…)
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.(…)
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;” (Hebreus 11.1, 6, 33, 34 e 35)

Tive o privilégio de nascer em um lar cristão, sou a terceira geração de minha família servindo ao Senhor e ao Reino. Perdi meu pai muito cedo quando eu tinha apenas 7 anos de idade e vi minha mãe precisar assumir nossa casa trabalhando e fazendo papel de mãe e pai ao mesmo tempo durante muitos anos até eu ir para a faculdade. Éramos somente ela e eu, meus avós moravam perto, mas no dia-a-dia tínhamos que contar mesmo era um com o outro para apoiar, buscar carinho e companhia. Não tínhamos muita coisa, mas sempre tivemos o necessário. Deus não permitia que faltasse nada.

Desde muito pequeno aprendi sobre a fé e sobre como Deus ouve nossas orações e as responde. Muitas vezes vi claramente Deus suprindo nossas necessidades e uma das experiências que marcaram muito meu entendimento sobre a dependência do Senhor foi uma vez, no meu primeiro aniversário depois da morte do meu pai. Nossa situação financeira não estava muito boa, minha mãe não tinha dinheiro para fazer sequer um bolo de aniversário então ela veio conversar comigo dizendo:

— Filho este ano não poderei fazer sua festa de aniversário, mas eu quero fazer um almoço especial para nós dois. O que você gostaria de comer no seu aniversário?

Ela não tinha como entrar muito em detalhes sobre nossa real situação financeira. O que tínhamos era o suficiente para comprar somente o básico de nossa alimentação e também não dava para fazer qualquer coisa muito diferente com o que havia em casa. Eu era apenas uma criança de 7 anos, não estava entendendo muito bem o que estava acontecendo, mas concordei e disse, meio sem saber o tamanho do que estava pedindo:

— Mãe, então faz estrogonofe.

Era o prato que eu mais gostava e um dos que mais gosto até hoje. No íntimo minha mãe sabia que com o que tinha, tanto na dispensa como na carteira, não daria para fazer o que pedi, mas ela buscou fé, respirou fundo e disse:

— Está bem filho, farei a comida que você está pedindo.

Eu só vim saber anos mais tarde o que havia acontecido naquele dia. Isto era de manhã quando ela me perguntou o que eu queria de aniversário e depois eu desci para brincar no pátio do prédio onde morávamos. Por falta de dinheiro não teria como fazer o prato que pedi, mas ela entrou no quarto sozinha e chorando na presença de Deus disse:

— Meu Deus, tu sabes que não tenho o suficiente para fazer um simples prato diferente para meu filho no dia do seu aniversário. Por favor, me ajuda a realizar esta vontade dele, pois nem uma festa posso oferecer para comemorar o aniversário do meu filho.

Minha mãe ainda orava ao Senhor quando de repente o interfone tocou. Naquela época não tínhamos telefone porque não podíamos pagar. Era uma vizinha nossa muito idosa que havia acabado de ganhar uma peça de carne, a carne era de primeira, mas ela não comia carne e para não jogar fora perguntou se minha mãe não se importaria ou se ficaria constrangida de ficar com aquela peça que pesava 2Kg ou mais. Não preciso nem dizer como foi difícil para minha mãe conter as lágrimas pela resposta tão rápida do Senhor naquela manhã.

A carne era o mais caro do prato que eu havia pedido e, imediatamente, minha mãe correu para buscá-la e compartilhar com aquela senhora o que havia acontecido e como Deus a usara para providenciar o que precisávamos. Nossa vizinha não era cristã na época, nem sabia que estávamos passando por aquela necessidade, mas ao ver como Deus agiu positivamente ao nosso favor ela entregou sua vida ao Senhor Jesus.

O que minha mãe tinha na carteira dava para comprar o restante do que era necessário para fazer o estrogonofe que era o leite de creme, milho e ervilha. Deus nos honrou mais uma vez naquele dia e aos poucos fui aprendendo sobre a fidelidade de Deus para com aqueles que o amam. Não foi a primeira nem a última vez que vi Deus tão presente em nossas vidas.

Se você tem alguma necessidade ou pedido especial, se não consegue perceber o Senhor presente na sua vida ou se os problemas ameaçam e confrontam sua fé, faça uma oração agora! Do jeito que você souber fazer. O mesmo Deus que ouviu minha mãe naquela manhã é o mesmo Deus que consegue lhe ouvir ainda hoje, aí mesmo onde você está não importa a situação. Peça ao Senhor Jesus para lhe ajudar e aumentar sua fé se for preciso. O resto é com Deus. Creia nisto! Tudo lindo e perfeito Ele o faz ao seu tempo e nem uma só de suas promessas deixam de se cumprir.

 

O Deus que supre todas as nossas necessidades te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.