Discernindo a voz soberana de Deus

Tema: Discernindo a voz soberana de Deus.

 

Texto base: Jeremias 29.11-14 (link para a Bíblia on-line)

 

Ilustração: Vivemos em uma época onde a velocidade e o imediatismo com que somos atendidos é que recebe maior valor e atenção. Cada vez mais se buscam respostas rápidas e atalhos para resolver questões existenciais, necessidades especiais e demandas da vida.

O mundo está se especializando em resolver tudo muito rápido, não que a agilidade não tenha seu valor, mas o problema é o volume de soluções que são pedidas cada vez mais em menos tempo sufocando a própria existência e ritmo da vida.

Ninguém quer perder tempo. Tempo se tornou algo caro e precioso demais para ser investido em projetos que não dão um certo retorno imediato.

Na realidade precisamos entender que muitas vezes não veremos imediatamente os frutos de fidelidade e fé que plantamos hoje, mas certamente estes frutos virão. Existem árvores que levam décadas para dar o primeiro fruto, da mesma forma poderá acontecer com o testemunho e Graça que semeamos hoje.

Não estou dizendo que temos que esperar vaziamente, conformados com qualquer situação, mas precisamos perceber o tempo e ação de Deus em nossas vidas e aceitá-lo conscientemente.

 

Explicação do Texto: Jeremias ainda era muito jovem quando Deus o chamou, e naturalmente, como qualquer um de nós, temeu a responsabilidade e o desafio que Deus o estava propondo com tão pouca idade.

O relato do chamado de Jeremias, no capítulo 1 propõe um ato contínuo, uma ação persistente da parte de Deus. O texto no original nos dá a entender que a palavra de Deus vinha insistentemente, ou melhor, teimosamente a Jeremias, dizendo que ele havia sido santificado e separado como profeta antes mesmo de ter nascido, mas Jeremias recusava estas palavras dizendo que se achava muito criança para assumir tal responsabilidade, até que Deus consegue convencê-lo de exercer seu chamado.

Boa parte do povo de Israel havia sido levado cativo para a Babilônia em 597 a.C. e Jeremias soube que alguns profetas estavam profetizando falsamente entre os exilados e anunciavam um rápido regresso ao país. Eles anunciavam estas coisas somente para agradar ao povo e não porque Deus estivesse realmente mandado eles falarem aquelas palavras.

O profeta Jeremias escreve esta carta para que os exilados não fossem arrastados pelo otimismo superficial, vazio e falso destes “profetas”. A fé no futuro que Deus elegeu e não o homem é o grande princípio exposto neste texto.

Durante todo o capítulo o conselho é que o povo não parasse suas atividades normais, e continuasse a construir sua vida, mesmo estando no exílio, distante do templo de Jerusalém, que, para o povo judeu, era o único lugar onde Deus se revelava, o povo seria ouvido, alcançado e abençoado por Deus em qualquer lugar, desde que eles confiassem unicamente no Senhor.

 

Tópico 1 – Aprenda a ouvir o que Deus realmente está falando! (vers. 9)

Como o povo daquela época, nós hoje também ouvimos muitos falsos profetas nas rádios, televisões e em púlpitos de muitas igrejas e religiões espalhadas por aí.

São muitas vozes que se levantam anunciando uma falsa promessa de paz, prometem prosperidade, casa própria, carro do ano e há até aqueles que prometem curas e sinais sem ouvir aquilo que realmente Deus está falando. Alguns prometem o encontro com o “oculto” e com o “desconhecido”. Exigem o sacrifício do povo e desviam sua atenção para uma falsa voz de Deus. Eles anunciam: Paz! Paz! Mas só há guerra.

Tome cuidado com aqueles que prometem coisas fáceis demais. Desconfie sempre que alguém prometer um evangelho ou uma espiritualidade que não estejam comprometidos com a construção responsável do Reino de Deus. Um evangelho que não transforme e não confronte o pecado existente no homem, que se conforma com os poderes da opressão, morte e destruição em troca de dinheiro e poder não é Evangelho.

O texto de Jeremias nos convida a denunciar aquilo que não é a voz de Deus, ainda que com isso, estejamos arriscando a própria vida. Muitas vezes o próprio Jeremias se angustiava ao ser perseguido por fazer a vontade de Deus, mas não desiste de fazê-la e nem de anunciá-la.

Muitos irão se levantar contra, quando a mensagem do Evangelho em nós for limpa e sem remendos ilusionistas, mas a própria voz de Deus se fará clara com o tempo, e Deus provará a sua vontade. O que é de Deus prevalece. Sempre!

 

Tópico 2 – Busque ao Senhor da maneira certa e você o encontrará!

O Salmo 51.17 diz que “Deus não despreza alguém que tenha uma postura quebrantada, um coração compungido e contrito”.

A única forma de encontrar ao Senhor é se apresentando a Ele com sinceridade e honestidade.

Eu tenho aprendido que, para Deus, é muito mais importante que eu diga a verdade sobre meus sentimentos do que apresentar um falso louvor ou oração. Mesmo que minhas palavras denunciem meus medos e inseguranças.

Certa vez Jesus contou uma parábola sobre dois homens que subiram ao templo para orar:

O primeiro era religioso e orava a Deus dizendo que jejuava, buscava a Deus e que era um judeu perfeito e zeloso em todas as suas ações.

O segundo era publicano, considerado imundo e pecador pelos religiosos de sua época. Ele não tinha nem coragem de olhar para o alto, e simplesmente dizia a Deus: “tem misericórdia de mim, pois sou pecador”

Qual dos dois saiu justificado naquele dia? O que reconheceu humildemente sua verdadeira condição de “necessitado de Deus”.

De nada adianta as nossas orações se não houver sinceridade nelas. Mesmo que pareça estranho, sempre diga para Deus o que você está sentindo, não tenha medo de encontrar em Deus um amigo confidente, alguém com quem você pode expor suas dúvidas, seus medos e até mesmo suas frustrações. Deus sempre irá nos ouvir e se deixar encontrar quando fazemos isto de coração e mente limpos, ou seja, sem máscaras.

Deus não se aborrece quando expomos, sinceramente, até mesmo nossos maiores e piores conflitos e crises de fé. Deus nunca rejeita um coração quebrantado e verdadeiro.

Quer encontrá-lo? Comece com a verdade!

 

Tópico 3 – Confie que Deus tem o melhor para você! O Fruto virá! (vers. 11)

Quando depositamos no Senhor a nossa vida e os nossos projetos, podemos ter a certeza de que alcançaremos bom êxito. Ainda que pareça demorado, quando Deus fala, certamente seremos alcançados por sua graça e misericórdia.

O Salmo 37.4 diz “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Quando nos entregamos inteiramente ao Senhor nossos desejos são moldados aos desejos de Deus. Aprenda a reconhecer e sonhar os sonhos de Deus para você, aprenda a reconhecê-lo em todos os seus caminhos e você encontrará o caminho do bom êxito.

Romanos 8.28 também diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Se Deus está à sua frente, não tenha medo! Ele é quem lhe guiará e dará livramento no tempo certo.

 

Conclusão: Eu estou crendo que Deus está nos conduzindo para sermos uma voz verdadeiramente profética onde quer que estejamos. Uma voz que anuncie que há esperança para o perdido, para o cativo, para quem está cansado de ouvir falsas vozes “proféticas” e “espirituais” que anunciam prosperidade quando na verdade a ordem é: “arrependei-vos e crede no Evangelho!”. Estes “profetas” profetizam segundo suas próprias convicções e interesses, mas creia! Não durarão muito tempo.

A cura virá! O livramento virá! A bênção virá! Mas estas coisas só virão mediante a palavra de Deus e não do homem. É Deus quem faz, Ele é o soberano e não o homem. Apenas entregue-se humildemente ao Senhor e Ele fará todo o resto e te conduzirá da forma correta.

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.